BYD se consolida como a maior fábrica no Brasil de módulos fotovoltaicos

A BYD, gigante global da energia limpa, se consolida como um dos principais players do mercado solar com produção nacional, importação de módulos fotovoltaicos e armazenadores de energia e empresa atinge 1,5 GW de módulos comercializados, enquanto o País alcança a marca de 6 GW, representando 25% do mercado nacional. Nos últimos anos, o Brasil tem crescido de forma rápida neste mercado. Segundo apuração da Absolar, o país passou da 21ª posição, para 16ª posição no ranking mundial da fonte solar fotovoltaica.

Fábrica de módulos fotovoltaicos em campinas
Fábrica da BYD de módulos em

A energia solar fotovoltaica é também uma importante fonte de emprego e renda para o Brasil, gerando três vezes mais postos de trabalho do que todas as demais fontes de energia, com 180 mil trabalhadores atuando diretamente neste mercado.  “Diversos planos de reconstrução das economias pós-Covid pelo mundo apostam na energia solar para criar postos de trabalho e gerar energia limpa”, afirma Adalberto Maluf, diretor de marketing e sustentabilidade da BYD Brasil.

Segundo apuração da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), com base em dados da Agência Internacional de Energias Renováveis (IRENA), o Brasil assumiu a 16ª posição no ranking mundial da fonte solar fotovoltaica. Com isso, o país passar a integrar os TOP 20 países com mais capacidade instalada solar fotovoltaica. Nesta conta estão as grandes usinas centralizadas e os sistemas menores de geração distribuída em comércios, residências etc.

 

Plano Safra estimula fabricação nacional focada no Agronegócio

A fabricação de módulos fotovoltaicos no Brasil acaba de ganhar um importante incentivo com o anúncio do Plano Safra 2020-2021, que destina cerca de R$ 2 bilhões para projetos de inovação, reduz significativamente os juros e facilita o crédito para o agronegócio. “Para a BYD, que possui fabricação nacional com todos os módulos incluídos no Finame, o plano Safra é um importante incentivo. O agronegócio é um grande propulsor da energia fotovoltaica no Brasil e este estímulo chega em boa hora”, conclui Adalberto Maluf.

A BYD Energy completou em fevereiro, três anos da fabricação do primeiro painel solar da sua fábrica no Brasil, localizada em Campinas (SP). A fábrica da BYD de painéis fotovoltaicos produz hoje três tipos de painéis: o Policristalino P6K, o Bifacial MBK e o Monocristalino M6K, que estão enquadrados no FINAME para geração distribuída.

 

 

 

 

Rolar para cima