Baterias Blade: BYD redefine padrões de segurança na indústria de veículos elétricos com produto de altíssima tecnologia

Todos os automóveis, furgões e caminhões da marca recebem a bateria submetida a rigorosos testes. Isso acelera o ritmo da eletrificação globalmente

A BYD, uma das maiores fabricantes de veículos elétricos do mundo, tem como premissa a segurança de seus consumidores. Um dos exemplos nesse sentido é o desenvolvimento e aplicação em todos seus automóveis, furgões e caminhões da inovadora bateria Blade. O produto de altíssima tecnologia redefiniu os padrões de segurança da indústria de modelos eletrificados.

No Brasil, por exemplo, o primeiro SUV de sete lugares 100% elétrico lançado pela empresa, o BYD TAN EV, começa a ser vendido ainda neste primeiro trimestre e já chega com essa inovadora tecnologia. Um dos principais benefícios que a nova bateria agregou é que o SUV BYD TAN EV pode ser recarregado de 30% a 80% em apenas 30 minutos em corrente contínua de 110 kW. Os futuros lançamentos no mercado nacional, como o sedan premium BYD HAN EV, programado para ser lançado ainda este ano, também contarão com a novidade tecnológica.

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Rigorosos testes

A bateria Blade BYD foi projetada para aumentar ainda mais a segurança do componente, uma vez que organiza células singulares em uma matriz e, em seguida, insere-as em um pacote de bateria, criando um espaço altamente eficiente em comparação com outras baterias de lítio-ferro-fosfato (LFP).
Seu desenvolvimento passou por trabalhos e avaliações exaustivas, que incluiu testes de pregos e fornalhas. A ótima notícia é que nenhum resultou em incêndio ou qualquer tipo de resposta explosiva. Na verdade, a bateria da BYD atingiu uma temperatura incrivelmente baixa de 60º C após as avaliações.

Composta por células de lítio-ferro-fosfato (LFP), a bateria Blade BYD superou todas as expectativas no chamado teste “Everest” da indústria de baterias – com perfuração de pregos. Os resultados mostraram que é muito pouco provável – ou praticamente impossível – essa bateria entrar, de forma espontânea, em combustão ou provocar uma explosão. Além disso, suportou um super teste de resistência, quando um caminhão de 46 toneladas passou sobre um pacote de baterias Blade alinhadas. Não houve vazamento, deformação ou fumaça, e os produtos ficaram intactos e pronto para serem usados normalmente.

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A bateria Blade também passou em outras condições extremas de teste, como ser triturada, dobrada, ser aquecida em um forno a 300°C e sobrecarregada em 260°C. Nenhum deles resultou em incêndio ou explosão. Assim, a bateria atende todas as expectativas dos usuários sobre a segurança em veículos elétricos. Isso só possível graças à alta tecnologia presente.

A bateria Blade BYD é mais finas e utiliza células de energia de 800 ampères.

Produção nacional

Há a expectativa de que a bateria Blade comece a ser produzida na fábrica de Manaus ainda este ano. No local, atualmente já são produzidas as baterias de fosfato de ferro-lítio (LiFePO4), responsáveis por abastecer a linha de produção de ônibus elétricos na planta de Campinas, São Paulo. A unidade tem capacidade para produzir de mais de mil baterias por ano, e ocupa em uma área de 5 mil metros quadrados.

“Poderemos expandir ainda mais no futuro, criando novas linhas de produção em Manaus (AM) para atender, inclusive, a outras montadoras. A produção de uma bateria totalmente segura no Brasil se torna um passo fundamental e ainda mais decisivo na consolidação dos veículos elétricos em nosso mercado”, destaca Adalberto Maluf, diretor de Marketing e Sustentabilidade da BYD Brasil

 

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