BYD ajudará Kyoto, no Japão, a alcançar a meta de carbono neutro até 2050

Parceria com Keihan Bus e Kansai Electric Power construirá a primeira linha de turismo de ônibus totalmente elétrico do Japão

A BYD Japan Co., Ltd. (BYD), a Keihan Bus Co., Ltd. (Keihan Bus) e a The Kansai Electric Power Co., Inc. (Kansai Electric Power) anunciaram em 24 de fevereiro um acordo tripartido em Kyoto, Japão, onde as três empresas trabalharão juntas para ajudar a cidade a atingir a meta de neutralidade de carbono do Japão para 2050 e construir uma sociedade livre de carbono.

Representantes no evento (da esquerda para a direita): Hanada Shinsaku, vice-presidente executivo da BYD Japão; Kazuya Suzuki, presidente da Keihan Bus; Kenichi Fujino, gerente geral assistente da Divisão de Vendas e Marketing da Kansai Electric Power

A partir de 2021, a Keihan Bus e a Kansai Electric Power lançarão o primeiro lote de quatro ônibus BYD J6 na famosa linha de ônibus de turismo de Kyoto (Estação de Kyoto – Shichijo Keihan-mae – Umekoji – Hotel Emion Kyoto), como parte de uma demonstração de cinco anos de operação para promover ainda mais o transporte público 100% elétrico no Japão. Esta também se tornará a primeira linha circular do país operada exclusivamente por ônibus elétricos.

Ao analisar os dados operacionais do veículo e os resultados da economia de energia, o projeto fornecerá uma experiência útil para apoiar o plano da Keihan Bus de continuar a introduzir os ônibus 100% elétricos BYD e  gradualmente realizar uma sociedade verde e livre de carbono na região de Kansai, uma das principais economias do Japão.

Famosa linha de ônibus de turismo de Kyoto (Estação de Kyoto – Shichijo Keihan-mae – Umekoji – Hotel Emion Kyoto)

Como local de assinatura do Protocolo de Kyoto de 1997, Kyoto é uma cidade pioneira que testemunhou a resposta ativa do mundo à mudança climática. No mesmo espírito, este último acordo não é apenas uma resposta ativa à meta do governo japonês de atingir neutralidade de carbono no Japão para 2050, mas também um esforço para cumprir o plano do Ministério da Economia, Comércio e Indústria de banir a venda de novos veículos movidos a gasolina em meados dos anos 2030.

Operando ônibus neste destino turístico de renome mundial, a Keihan Bus sempre forneceu um importante suporte de viagens para a indústria do turismo em Kyoto. A nova linha circular de ônibus conectará a estação de Kyoto, Shichijo Keihan-mae e Umekoji – Hotel Emion Kyoto, que estão rodeados por atrações turísticas importantes, como o Museu Ferroviário de Kyoto e o Aquário de Kyoto. A introdução de ônibus elétricos ao redor da estação JR Kyoto – a estação de entrada para Kyoto – irá impulsionar ainda mais as credenciais verdes da cidade.

“A Keihan Bus celebrará seu 100º aniversário no próximo ano. Acreditamos que a transição de veículos a gasolina e diesel para veículos 100% elétricos marcará o 100º aniversário da empresa”, disse Suzuki Kazuya, presidente e diretor representante da Keihan Bus.

A Kansai Electric Power, a segunda maior empresa de energia elétrica do Japão, não apenas construirá baterias e outras instalações para o projeto, mas também construirá um sistema de gerenciamento de energia altamente eficiente, além de analisar e pesquisar dados operacionais.

“A estação de Kyoto é a porta de entrada para Kyoto. A introdução de ônibus elétricos na cidade é um passo importante para avançarmos em direção a uma sociedade descarbonizada”, disse Kenichi Fujino, gerente geral adjunto da Divisão de Vendas e Marketing da Kansai Electric Power. “Cooperaremos totalmente com Kyoto para introduzir ônibus 100% elétricos e apoiar as operações subsequentes”.

Ônibus BYD J6

Os ônibus 100% elétricos da BYD são silenciosos e ecologicamente corretos e são mais econômicos do que os ônibus movidos a combustível, enquanto suas baterias também podem fornecer energia de emergência em caso de desastre. O primeiro lote de ônibus BYD J6 pode ser totalmente carregado em apenas três horas, com um alcance de mais de 150 quilômetros, e pode acomodar até 29 pessoas.

Liu Xueliang, gerente geral da Divisão de Vendas de Automóveis da BYD Ásia-Pacífico, disse: “Atualmente, existem 53 ônibus elétricos BYD em operação em todo o Japão, com uma quilometragem total de aproximadamente 1,2 milhão de milhas, o que ajuda a reduzir cerca de 271 toneladas de carbono e nos posiciona como líder no mercado de ônibus elétricos do país. Continuaremos a compartilhar nossa tecnologia e experiência de veículos elétricos no Japão e em todo o mundo, para a realização de uma sociedade descarbonizada”.

Desde que os ônibus K9 da BYD começaram a operar Kyoto em 2015 e abriram com sucesso o mercado japonês, os ônibus da marca passaram a entrar em Okinawa, Fukushima, Iwate, Yamanashi, Tóquio e Nagasaki, e muitos outros lugares no Japão nos últimos seis anos. Também conquistaram a confiança de mercados desenvolvidos na Alemanha, Estados Unidos, Japão e Coréia do Sul, graças à excelente e confiável qualidade de seus produtos, bem como ao sistema de garantia pós-venda confiável.

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