BYD doa sistema de energia solar para instituto social de Salvador

As instalações do Centro Municipal de Inovação (Colabore) localizado no Parque da Cidade, região sudeste de Salvador, passou a gerar sua própria energia e recebeu, pela união de esforços, o que seu trabalho preconiza. Primeiro coworking público gratuito para o desenvolvimento de projetos inovadores e de impacto social, conta com 16 containers reaproveitados e busca contemplar os 17 objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

A estrutura, de 700 m² preconiza captação de água da chuva, tratamento de esgoto, cobertura vegetal, pavimento permeável, aproveitamento da ventilação cruzada e sistema de gestão da refrigeração. Para geração de energia solar, a BYD foi um das empresas parceiras com a doação, através da Enersol Brasil, de um gerador fotovoltaico composto por 12 painéis de 325Wp, enquanto a Fonius dou 1 inversor de 3 kW.

O projeto foi instalado e integrado no mês de abril de 2019 pela equipe técnica da Enersol Brasil, empresa parceria da BYD na cidade de Lauro de Freitas/BA. O diretor técnico Tássio Barboza, destaca a importância de projetos nesse formato em locais públicos, que permitem a população a terem um contato mais próximo com tecnologia que supre o consumo energético de parte dos containers, além de evitar a emissão de aproximadamente 1 tonelada de gás carbônico por ano.

Resultado de parceria entre a prefeitura de Salvador, o Sebrae Bahia e participação da ONG Parque Social, o Colabore soma, desde maio de 2019 quando foi inaugurado, mais de dois mil visitantes, um mil agendamentos para uso dos coworkings e 300 eventos entre palestras, oficinas, visitas de escolas e instituições de ensino, seminários e hackathon.

Para Ivan Paiva, Subsecretário de Sustentabilidade e Resiliência, o espaço tem significativa relevância e é agente transformador na comunidade. “Somamos mais de 150 negócios apoiados e 1,5 milhões em recursos captados por meio dos programas oferecidos. Significa que, além de incentivar o cidadão, oferecemos condições para que possa transformar sua ideia em negócio com o apoio de capacitação e consultoria especializada.”

Paiva acrescenta a definição de cores simbolizando cada unas das ODS e a referência de ambiente compartilhado, favorável à criação para microempresas, microempreendedores individuais (Meis), startups ou pessoas que possuam projetos de impacto social.

Marcelo Taborda, diretor de vendas da BYD reconhece a conduta da marca alinhada a seus valores, possibilitando não apenas o desenvolvimento do mercado como fabricante de soluções integradas, mas de contribuir ativamente na sociedade. “A energia solar é democrática. O sistema doado e instalado de forma conjunta com o parceiro Enersol, valida o que a BYD se propõem. Apoiar ações para tornar a sociedade mais inclusiva, a exemplo das comunidades Santa Cruz e Itaigara onde está localizado o Colabore, também faz parte dos nosso sonhos”.

O Colabore também sedia eventos e workshops mediante agendamento. O horário de funcionamento é das 8h às 18h e contato pode ser mantido pelo telefone (71) 3202-5614, pelo e-mail colabore@salvador.ba.gov.br ou ainda, acessando a página no Facebook pelo endereço https://www.facebook.com/colabore.ssa.

Izabel Aparecida Guzzon – Jornalista/MTE 5573/SC – Marketing BYD Hub Solar.

Rolar para cima