ônibus elétricos BYD

BYD entrega 12 ônibus articulados 100% elétricos em São José dos Campos

ônibus elétricos BYD

Primeiros ônibus elétricos de 22 metros de comprimento fabricados no Brasil são menos poluentes, mais econômicos, silenciosos e têm alta tecnologia embarcada, como sistema de biossegurança contra disseminação de vírus e bactérias.

A cidade de São José dos Campos, a 90 km da capital do estado de São Paulo, deu um grande passo para se tornar uma das cidades paulistas mais sustentáveis na mobilidade urbana. Neste domingo, dia 7 de novembro, a BYD (Build Your Dreams), uma das maiores fabricantes de veículos elétricos do mundo, entregou 12 ônibus articulados movidos 100% à bateria na cidade do Vale do Paraíba. A caravana partiu de Campinas, onde a BYD tem fábrica, até São José dos Campos, onde os ônibus chegaram às 9h30.

A BYD venceu a licitação para a produção dos veículos elétricos, que vão compor a frota do novo transporte público de São José dos Campos. Os 12 veículos à bateria vão circular pelo sistema de VLP (Veículo Leve sobre Pneus) no corredor Linha Verde em São José. Tratam-se dos primeiros ônibus 100% elétricos com 22 metros de comprimento fabricados no Brasil, na planta da BYD em Campinas, com capacidade para transportar 170 passageiros por viagem.

Além de não poluentes, esses veículos são silenciosos, mais econômicos, com melhor desempenho e menor custo de manutenção. As viagens a bordo de um ônibus elétrico oferecem maior conforto, estabilidade e segurança para os passageiros. Os benefícios da energia limpa se refletem em uma maior qualidade de vida para a população. Um ônibus elétrico reduz a emissão em mais de 184 toneladas de gás carbônico na atmosfera, o equivalente ao plantio 1.311 árvores por ano. Um ônibus a diesel comum consome 90 litros de diesel em um dia de operação.

“Estamos entregando o que há de melhor e mais moderno para São José dos Campos. Será a cidade com mais ônibus elétricos articulados da América Latina”, afirma Marcello Von Schneider, Diretor Institucional e Head da divisão de ônibus da BYD Brasil.

Alta tecnologia embarcada e maior segurança

Com alta tecnologia embarcada, os 12 ônibus articulados elétricos da BYD não têm retrovisor e são equipados com câmeras e sensores. As portas pantográficas seguem rigorosos padrões de segurança e possuem sistema que evita que se fechem quando é identificado qualquer movimento próximo.

Os veículos são equipados com sistema de biossegurança, por meio da tecnologia BioSafe, contra disseminação de vírus e bactérias. Os acabamentos possuem aditivos antimicrobianos nas superfícies de toque (poltronas, estofamento, balaústres e pega-mãos). O ar-condicionado segue o conceito aeronáutico, ou seja, há renovação completa de ar a cada 3 minutos. O sistema de desinfecção do ar é o UV-C.

Os 12 ônibus 100% elétricos também são totalmente acessíveis, com rampas para cadeirante, facilitando e garantindo embarques e desembarques mais seguros e eficientes. Há espaço interno para cadeiras de rodas. “O modelo é indicado para os BRTs já em funcionamento nas cidades. Ele foi totalmente adaptado para atender as necessidades dos corredores expressos que possuem plataforma de embarque. Desta forma, o chassi D11B, a BYD consegue atender tanto novos projetos de corredores expressos, quanto BRTs já existentes. O ônibus se adapta a terminais, estações e viários já existentes”, afirma Marcello Von Schneider.

Outro diferencial é a qualidade e comodidade oferecida aos passageiros. Os ônibus têm dois monitores de 15,6 instalados no teto, rádio e autofalantes internos para entretenimento e geolocalização, sistema de monitoramento com quatro câmeras internas e preparação para WI-FI. As poltronas são estofadas, com encosto de cabeça e entrada USB.

Cada veículo está equipado com 6 câmeras de alta definição, duas delas com infravermelho, em substituição aos retrovisores externos e internos. As câmeras permitem que os motoristas vejam pontos cegos e tenham facilidade de manobra, aumentando a segurança no trânsito. facilitando as manobras e aumentando a segurança no trânsito.

Os ônibus articulados elétricos foram desenvolvidos pela engenharia da BYD no Brasil e são totalmente adaptados para o mercado nacional. O modelo BYD D11B piso baixo possui 22 metros de comprimento, baterias de fosfato ferro lítio (LifePO4), fabricadas na planta de Manaus, com autonomia para rodar até 250 quilômetros com uma carga completa. O tempo de recarga média de até 3 horas (de 0% a 100%). Cada veículo tem capacidade para 170 passageiros por viagem, além dos espaços para cadeirantes, o que tornará São José dos Campos a cidade com a maior frota elétrica de articulados do país (em capacidade de transportados).

A título de comparação, o sistema de transporte coletivo da cidade de São Paulo conta com 18 ônibus 100% elétricos da BYD (modelo BYD D9W), no modelo padron, com 13 metros e capacidade para transportar 80 passageiros por viagem. Campinas tem 14   ônibus elétricos, também no modelo Padron.

No Brasil, já são mais de 60 ônibus elétricos movidos a bateria em operação regular.

Vantagens dos ônibus elétricos

Com a alta do combustível, os ônibus elétricos à bateria da BYD se tornam ainda mais vantajosos para os operadores de transporte público, que carregam os ônibus durante a madrugada, quando a demanda e o preço da energia são baixos. O operador ainda tem a possibilidade de gerar a própria energia para alimentação dos ônibus e veículos elétricos (seja por meio de energia fotovoltaica ou eólica), totalmente livre da dependência de energia elétrica. O custo mensal para abastecer um ônibus elétrico com energia pode chegar até 6 vezes menos do que um ônibus a diesel.

Outro ponto forte da BYD, que contribui para atender ao aumento da demanda por veículos elétricos, é a fabricação da própria bateria. A produção de baterias de fosfato ferro-lítio-ferro (LiFePO4), usada nos 12 ônibus articulados, é totalmente feita na planta da BYD em Manaus. A fábrica tem capacidade para fazer até mil baterias por ano.

“Os ônibus elétricos, com tecnologia limpa são cada vez mais necessários para uma cidade sustentável, com boa qualidade de vida e preservação do meio ambiente. A BYD tem total expertise nesse segmento. São José dos Campos se torna a primeira cidade do Brasil a criar um viário 100% não poluente, pois entendeu a importância de adotar ônibus elétricos como um aliado no combate às emissões de gases poluentes em larga escala. A cidade investe em melhoria na mobilidade, na qualidade do ar e na saúde de seus moradores”, afirma Marcello Von Schneider.

Vantagens ambientais dos veículos elétricos

  • Os ônibus articulados 100% elétricos são grandes aliados na redução de poluentes locais e de gases que causam efeito estufa, além de baixa emissão de ruídos.
  • Cada ônibus elétrico padron de 13 metros em circulação representa em média o plantio de 750 árvores por ano, já um articulado equivale a 1.311 árvores por ano.
  • O BYD D11B usa bateria de ferro-lítio. Na aplicação veicular, pode ser utilizada por 15 anos e não possui metais pesados na composição.
  • O custo médio para abastecer baterias elétricas pode chegar a ser 64% menos do que o gasto com combustível a diesel
  • Para abastecer um ônibus a diesel, o gasto pode chegar a seis vezes mais do que um ônibus elétrico.
  • A vida útil dos ônibus elétricos chega a 15 anos, enquanto os ônibus a diesel chegam a 10 anos, com média de 5 anos.
  • Os motores elétricos têm eficiência de cerca de 90% contra a de 30% dos motores a combustão.
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