Ônibus elétrico BYD ADL Enviro400EV para Stourton Park & Ride em Leeds.

Novo Park & Ride no Reino Unido é lançado, juntamente com cinco ônibus elétricos BYD ADL Enviro400EV de dois andares

A Alexander Dennis Limited (ADL) e a BYD UK anunciaram que sua parceria, que formou a principal fabricante de ônibus elétricos do Reino Unido, forneceu cinco ônibus 100% elétricos BYD ADL Enviro400EV de dois andares para a Autoridade Combinada de West Yorkshire e a operadora de ônibus First Bus para operação em Stourton Park & Ride em Leeds.

Os ônibus elétricos pertencem e são operados pela First West Yorkshire sob contrato com a West Yorkshire Combined Authority, que garantiu o financiamento do Projeto de Ônibus com Baixa Emissão do Departamento de Transporte.

Ônibus elétrico BYD ADL Enviro400EV para Stourton Park & Ride em Leeds.
Ônibus elétrico BYD ADL Enviro400EV para Stourton Park & Ride em Leeds.

Construído na fábrica da ADL de Scarborough, em Yorkshire, o BYD ADL Enviro400EV tem 10,8 m de comprimento, oferece até 69 assentos e tem autonomia de até 250 km com uma única carga em suas baterias de fosfato de ferro lítio.

A estação em Stourton possui o primeiro Park & Ride movido a energia solar no Reino Unido e também é a terceira estação de Park & Ride em Leeds. O projeto foi entregue em parceria com a Connecting Leeds no Conselho Municipal de Leeds, a West Yorkshire Combined Authority (WYCA) e a First West Yorkshire, que opera o serviço.

Evento de entrega dos cinco ônibus elétricos BYD ADL Enviro400EV, com a presença da ministra britânica para o Futuro dos Transportes e Meio Ambiente, Rachel Maclean MP e o Prefeito de West Yorkshire, Tracy Brabin.
Evento de entrega dos cinco ônibus elétricos BYD ADL Enviro400EV, com a presença da ministra britânica para o Futuro dos Transportes e Meio Ambiente, Rachel Maclean MP e o Prefeito de West Yorkshire, Tracy Brabin.

Partindo a cada 10 minutos, os novos ônibus de dois andares demoram menos de 15 minutos para fazer a rota da estação na rodovia M621 ao centro da cidade de Leeds.

A Stourton Park & Ride conta com 45 painéis solares que cobrem o tamanho de 18 quadras de tênis e geram a capacidade de alimentar toda a instalação elétrica do local por meio de um inovador sistema de armazenamento de baterias. Outras características do novo Park & Ride incluem 26 portas de carregamento rápido de veículos elétricos e quatro carregadores rápidos, totalizando 30 espaços de carregamento para veículos elétricos, armazenamento seguro para bicicletas e um estacionamento para 1.200 veículos.

Além de usar painéis solares para gerar eletricidade para iluminação, carregamento de veículos elétricos, segurança CCTV e aquecimento para o edifício do terminal e sala de espera, o projeto da estação também considerou uma oportunidade para beneficiar a natureza. Com mais de 11.000 árvores, a estação é um ambiente atraente para as pessoas que utilizam as instalações desfrutarem, a pé ou de bicicleta. O prédio terminal possui um “telhado verde”, ajudando a reduzir a temperatura do clima urbano e criando um habitat natural.

O vereador Kim Groves, membro líder do Comitê de Transportes do West Yorkshire para o Transporte Público, disse: “Como o primeiro Park & Ride movido a energia solar do Reino Unido, Stourton está melhorando as conexões de transporte em Leeds e West Yorkshire e causando um impacto positivo na economia e nas empresas locais. Os trajetos e custos de deslocamento reduzidos são um grande impulso para as pessoas que trabalham na cidade, tanto em termos de seu bem-estar como de suas rotinas diárias. E, é claro, Stourton Park & Ride também está dando uma importante contribuição para que a Região de Leeds alcance uma economia líquida de carbono zero até 2038”.

Martin Hirst, Diretor Comercial da First West Yorkshire, disse: “Stourton Park & Ride está crescendo em popularidade desde que começamos o serviço, à medida que as pessoas descobrem como é fácil entrar e sair do lado sul de Leeds. Esperamos que isto continue à medida que mais clientes vejam os benefícios de tempo e dinheiro economizados por meio de viagens sustentáveis que ajudam a reduzir o congestionamento e a trazer um ar mais limpo para a cidade”. Isto demonstra como, com ônibus totalmente elétricos, estamos garantindo o sucesso contínuo do Park & Ride em Leeds com nossos parceiros regionais e autoridades locais”.

A gerente de contas de vendas da ADL, Marie Connell, disse: “É uma honra fornecer nossos ônibus elétricos de dois andares para o projeto de referência da West Yorkshire Combined Authority em Stourton Park & Ride”. Estes não apenas fornecem uma opção de viagem sustentável para os viajantes e visitantes de Leeds, mas tendo sido construídos em Scarborough, já beneficiaram Yorkshire através dos empregos qualificados, assegurando que o financiamento seja reinvestido em nossas comunidades”.

Frank Thorpe, Diretor Geral da BYD do Reino Unido, acrescentou: “Esta última entrega é um excelente exemplo de uma abordagem de parceria para fornecer uma solução ‘total’. Todas as partes interessadas envolvidas no projeto compartilharam um forte compromisso de fornecer uma solução de transporte público com emissões zero e de trazer uma qualidade de ar mais limpa para a região”. Nosso esforço combinado fará uma verdadeira diferença”, disse ele, “oferecendo transporte seguro, silencioso e confortável para os usuários do Park & Ride, e removendo centenas de carros emissores de CO2 da estrada todos os dias – um acordo melhor para todos”.

Um dos ônibus elétricos BYD ADL Enviro400EV entregues à West Yorkshire Combined Authority para o serviço Stourton Park & Ride em Leeds.
Um dos ônibus elétricos BYD ADL Enviro400EV entregues à West Yorkshire Combined Authority para o serviço Stourton Park & Ride em Leeds.
Rolar para cima