Ônibus 100% elétrico BYD ADL Enviro400EV que operará na COP26, faz turnê de Londres a Glasgow, no Reino Unido

A turnê “Road to Renewables” (Caminho para Renováveis) começa na garagem Northumberland Park, no norte de Londres, uma das maiores garagens noturnas de recarga para ônibus elétricos da Europa e lar do projeto inovador Bus2Grid, até Glasgow, no lançamento onde acontecerá a COP26.

Cerimônia de lançamento da Road to Renewables em Northumberland Park, Londres.
Da esquerda para a direita: David Brown, CEO do Go Ahead Group; Nathan Sanders, Diretor Geral da SSE; Paul Davies, Presidente da ADL; Frank Thorpe, Diretor Geral da BYD UK.

Em 18 de outubro, a ministra dos Transportes, Trudy Harrison MP, demonstrou seu apoio à turnê de ônibus elétrico de Londres a Glasgow, para celebrar projetos de energia e transporte com baixas emissões que estão transformando a vida das comunidades locais.

A turnê de 11 dias começa na garagem de ônibus da Go-Ahead Northumberland Park no norte de Londres, uma das maiores da Europa, para apresentar as pessoas e locais que estão conduzindo a transição para neutralidade de carbono. O local é também o lar do projeto Bus2Grid, liderado pela BYD, SSE, UK Power Networks, TfL e outros parceiros, o que poderia permitir que os ônibus elétricos se tornassem carregadores bidirecionais capazes de colocar energia de volta na rede. A Northumberland Park pode carregar 100 ônibus elétricos durante a noite e Londres tem atualmente 950 ônibus elétricos na estrada ou sob encomenda.

O veículo que está sendo usado na rota “Road to Renewables” é um ônibus 100% elétrico BYD ADL Enviro400EV de dois andares, produzido na Grã-Bretanha pela BYD e Alexander Dennis, com autonomia de 250 km, o que significa que poderia chegar de Londres a Sheffield com uma única carga. Este é o ônibus elétrico de dois andares mais vendido no Reino Unido e um dos 1.000 ônibus elétricos BYD ADL já em operação ou sob encomenda.

Cerimônia de lançamento da Roat to Renewables com a presença do prefeito de Haringey, Adam Jogee.

Trudy Harrison, Subsecretária de Estado Parlamentar do Departamento de Transportes (DfT), disse: “O evento de lançamento é um exemplo maravilhoso da colaboração e inovação necessárias para atingir nossas metas para a neutralidade de carbono antes da COP26, e Northumberland Park já está desempenhando um papel enorme ao trazer ar mais limpo para Londres com seus 117 ônibus elétricos em operação. O governo prometeu recentemente mais 2,8 bilhões de libras para apoiar a transição para veículos menos poluentes e o projeto Bus2Grid é precisamente o tipo de ação que precisamos para impulsionar a revolução dos veículos elétricos, não apenas para carros, mas também para o transporte público”.

Após a sessão de fotos com o prefeito de Haringey, Adam Jogee, o ônibus BYD ADL da COP26 chegará em Glasgow três dias antes do início da conferência sobre mudanças climáticas.

A turnê incluiu um encontro com os jovens engenheiros do parque eólico de 500MW no Greater Gabbard, no ponto mais oriental do Reino Unido; assim como com as empresas e autoridades locais que conduzem a descarbonização de cidades como Oxford e Peterborough.

A jornada ‘Road to Renewables’ termina em Glasgow em 29 de outubro, três dias antes da COP26, onde o ônibus abrirá uma garagem oficial de carregamento para a cúpula da mudança climática. A SSE é um parceiro importante na COP26; e ao lado do Grupo Go-Ahead, BYD/Alexander Dennis e SWARCO usarão a viagem do ônibus elétrico para mostrar exemplos do esforço nacional, já em andamento, para a implantação de uma frota sem emissões de poluentes.

Paul Davies, Presidente da Alexander Dennis, disse: “Como líder global no projeto e fabricação de ônibus de dois andares e o maior fabricante de ônibus do Reino Unido, a Alexander Dennis está desempenhando seu papel no caminho para a neutralidade de carbono, apoiando milhares de empregos qualificados. Nossos ônibus de emissão zero podem não apenas reduzir a poluição do ar local e apoiar a transição para a neutralidade de carbono, mas também ajudar a sustentar as oportunidades para que a indústria de fabricação de ônibus prospere”.

Frank Thorpe, diretor administrativo da BYD UK, disse: “Como fabricante líder mundial de ônibus elétricos, a BYD já entregou mais de 68.000 veículos em todo o mundo. No Reino Unido, estamos comprometidos em fornecer soluções totais de eletromobilidade a nossos clientes, e já entregamos mais de 500 ônibus fabricados na Grã-Bretanha. Acreditamos em uma abordagem colaborativa e trabalhamos em parceria com organizações que compartilham nossa visão. É por meio dessas colaborações com uma gama de parceiros locais que trazemos nossa tecnologia pioneira de baterias e contribuímos continuamente para um futuro com emissões zero. Estamos muito orgulhosos de estar aqui hoje no Northumberland Park, em Londres. A BYD é a primeira empresa mundial no setor de veículos comerciais a fornecer tecnologia de descarga de alta potência para permitir que os ônibus elétricos carreguem a rede. Temos muito orgulho de nossa contribuição para tornar o Bus2Grid um projeto de sucesso. A COP26 é extremamente importante para a BYD, pois compartilhamos sua mesma missão. Dedicamo-nos a desenvolver tecnologias inovadoras que proporcionem transporte com emissão zero a todos no mundo. Entregamos um milhão de veículos elétricos globalmente, que contribuíram com sucesso para reduzir mais de sete milhões de toneladas de emissões de CO2“.

Nathan Sanders, Diretor administrativo da SSE Distributed Energy, disse: “A apenas duas semanas da COP26 em Glasgow, não poderia haver um momento melhor para percorrer a estrada com nossa mensagem de que inovação e colaboração são fundamentais para enfrentar a emergência climática. A SSE se orgulha de ser um parceiro importante da COP26 com a infraestrutura dos veículos elétricos que nossa equipe de energia distribuída fornece para ajudar a criar transportes mais ecológicos e cidades mais limpas. Estamos entusiasmados por todas as pessoas e projetos que estamos apresentando durante nossa turnê ‘Road to Renewables’ e nosso inovador projeto Bus2Grid, onde os ônibus se tornarem carregadores bidirecionais.”

David Brown, Chefe Executivo do Grupo Go-Ahead, disse: “A Go-Ahead é o maior operador de ônibus elétricos do Reino Unido, com quase 300 veículos modernos de emissão zero em sua frota. É apropriado que a turnê comece na Northumberland Park Garage, lar de aproximadamente 120 ônibus elétricos e da pioneira tecnologia Bus2Grid. Apenas um ônibus de dois andares tira até 75 carros da estrada, reduzindo o congestionamento e melhorando a qualidade do ar. Ao descarbonizar nossa frota, podemos dar uma contribuição ainda mais forte para combater as emissões de carbono e permitir a saúde pública”.

Justin Meyer, Diretor Administrativo da SWARCO Smart Charging, disse: “Ao fornecer infraestrutura de carregamento de veículos elétricos e serviços de apoio para ônibus de dois andares, a SWARCO Smart Charging está ajudando a transição do Reino Unido para um sistema de transporte com baixo teor de carbono. Estamos determinados a apoiar as necessidades de mobilidade da sociedade e ajudar o Reino Unido a reduzir suas emissões de poluentes”.

Tom Cunnington, Chefe de Desenvolvimento de Negócios de Ônibus da TfL, disse: “Projetos inovadores como o Bus2Grid são fundamentais se quisermos descarbonizar a rede de ônibus de Londres e apoiar o esforço nacional mais amplo para reduzir as emissões. Temos o prazer de apoiar o “Road to Renewables”, e é apropriado que ele comece em Londres, com a maioria dos novos pedidos de ônibus de emissão zero do Reino Unido vindo da capital. Estes pedidos estão ajudando a apoiar 3.000 empregos em todo o Reino Unido em lugares como Scarborough, Falkirk e Ballymena na Irlanda do Norte. No ano da COP26 aceleramos o ritmo da mudança, antecipando a data em que nossa frota de ônibus terá emissão zero e nos comprometemos a comprar apenas os ônibus mais ecológicos, com 950 em operação ou sob encomenda”.

Ian Cameron, Chefe de Inovação da UK Power Networks, disse: “Estamos colaborando para realizar todo o potencial da tecnologia V2G para ônibus. Os ônibus elétricos não só têm um papel vital na redução de emissões e na melhoria da qualidade do ar, como o aproveitamento da energia de suas baterias poderia potencialmente nos ajudar a acomodar ainda mais energia renovável na rede”.

 

Rolar para cima