Ônibus superarticulado 100% elétrico da BYD tem requisitos aprovados pela SPTrans

A BYD (Build Your Dreams), uma das maiores fabricantes de veículos elétricos do mundo, disponibilizou seu ônibus superarticulado 100% elétrico para que a SPTrans, gerenciadora de transportes da cidade de São Paulo, avalie  sua conformidade em relação aos itens previstos nos Manuais de Padrões Técnicos de Veículos elaborados por ela  e demais normas pertinentes. O ônibus disponibilizado, o primeiro superarticulado 100% elétrico do Brasil, teve os requisitos aprovados.

O modelo D11B, com chassi fabricado em Campinas, já passou pelos requisitos de frenagem, tempo de carga do sistema pneumático, aceleração e outros pontos que dizem respeito ao desempenho.

O novo veículo, com chassi fabricado pela BYD, é totalmente movido a baterias, não emite qualquer tipo de poluente ou ruído durante sua circulação. Entre seus diferenciais, o modelo BYD D11B possui baterias de fosfato ferro lítio (LifePO4), fabricadas na planta de Manaus, com autonomia para rodar até 250 quilômetros com uma carga completa. O tempo de recarga média é de até 3 horas (de 0% a 100%).

Os ônibus articulados elétricos foram desenvolvidos pela engenharia da BYD no Brasil e são totalmente adaptados para o mercado nacional. O modelo testado nas ruas de São Paulo tem 22 metros de comprimento, e capacidade para atender 170 passageiros.

“O ônibus superarticulado da BYD passou por vários pontos da cidade de São Paulo, sendo testado em ruas com padrões de aclive exigidos pela SPTRANS. Um grande passo para atender a cidade de São Paulo, onde a BYD já tem 18 ônibus elétricos no modelo padron circulando na região sul. A BYD é pioneira no Brasil na entrega de ônibus elétricos e estamos prontos agora para atender o mercado com o modelo articulado seguindo os padrões de segurança, conforto e sustentabilidade”, afirma Marcello Von Schneider, Diretor Institucional e Head da divisão de ônibus da BYD Brasil.

As viagens a bordo de um ônibus elétrico oferecem maior conforto, estabilidade e segurança para os passageiros. Os benefícios da energia limpa se refletem em uma maior qualidade de vida para a população. Um ônibus elétrico articulado reduz a emissão em mais de 184 toneladas de gás carbônico na atmosfera, o equivalente ao plantio 1.311 árvores por ano. Um ônibus a diesel comum consome 90 litros de diesel em um dia de operação.

Outro ponto forte da BYD, que contribui para atender ao aumento da demanda por veículos elétricos, é a fabricação da própria bateria. A produção de baterias de fosfato ferro-lítio-ferro (LiFePO4), usada nos ônibus articulados, é totalmente feita na planta da BYD em Manaus.

Vantagens ambientais dos veículos elétricos

  • Os ônibus articulados 100% elétricos são grandes aliados na redução de poluentes locais e de gases que causam efeito estufa, além de baixa emissão de ruídos.
  • Cada ônibus elétrico padron em circulação representa em média o plantio de 750 árvores por ano.
  • O ônibus BYD usam bateria de ferro-lítio. Na aplicação veicular dura 15 anos e não possui metais pesados na composição.
  • O custo médio para abastecer baterias elétricas pode chegar a ser 64% menos do que o gasto com combustível a diesel
  • Para abastecer um ônibus a diesel, o gasto pode chegar a R$ 18 mil por mês, para rodar toda a linha. Se for ônibus elétrico, o custo baixa para R$ 3 mil para rodar a mesma linha. Uma diferença de seis vezes.
  • A vida útil dos ônibus elétricos chega a 15 anos, enquanto os ônibus a diesel chegam a 10 anos, com média de 5 anos.
Rolar para cima